Volta e meia, este assunto volta à tona. Recentemente, aqui no Brasil, tivemos recentemente o acordo entre Corinthians e Hypera Pharma, onde a casa alvinegra deixou de ser “Arena Corinthians” e passou a ter o nome de Neo Química Arena, uma das marcas da empresa.
Mas afinal, o que são os naming rights? Seguindo a tradução literal, são os “direitos de nome”. E na prática, é exatamente isso. Um contrato de naming rights de uma propriedade como uma arena esportiva ou uma competição, por exemplo, assegura a empresa patrocinadora o direito de explorar exclusivamente o nome de tal propriedade.
É bom investir em naming rights? Os naming rights são uma excelente alternativa de publicidade no marketing esportivo. Com um acordo bem estruturado, a marca pode ter um grande ganho de lembrança de marca e, consequentemente, em seu market share.
O ponto positivo de se investir em naming rights é justamente não depender necessariamente de jogos para ativar sua marca. No exterior, por exemplo, parceiros de clubes aproveitam o fato de terem seus nomes associados às arenas para criar oportunidades em eventos, ações B2B como almoços e reuniões, campanhas socioambientais, etc. Dessa forma, todos saem felizes, clubes e organizações geram receita, e a marca ganha visibilidade, reconhecimento e confiança do seu público.
Por: ALL-IN Sports Marketing