Seguindo a tradução, brand awareness significa consciência de marca. Mas afinal, o que significa isso?
O brand awareness é uma forma de medir como uma marca é reconhecida – e lembrada – por seus clientes e também como eles associam esta marca a seu segmento de atuação. Um exemplo prático: a Coca-Cola possui um alto grau de brand awareness, quando o assunto é o segmento de refrigerantes. Isso ocorre devido a todo o processo construção de sua marca, onde a empresa acabou se tornando referência e “Top of Mind” no segmento de refrigerantes. E uma das várias ferramentas utilizadas pela Coca-Cola para essa construção, foi o marketing esportivo.
É claro que essa construção não é simples, e não é feita do dia pra noite. Pelo contrário, muito provavelmente, ela levará anos. E além do mais, esse é um processo que nunca se encerra. O processo de construção de marca de uma empresa deve ser constante. A marca jamais pode se acomodar, e deve estar sempre realizando ações para efetivar o reforço de sua marca junto ao seu público consumidor.
O marketing esportivo é uma ótima ferramenta para a construção do brand awareness da marca. Isso acontece, pois ao se associar ao esporte, a empresa está exposta a um grande público apaixonado, o que facilita a percepção da marca pelo público e consequentemente potenciais consumidores dos produtos desta empresa.
Uma pesquisa do Mundo do Marketing, constatou que 90% das empresas que patrocinam o futebol, possuem suas marcas lembradas pelo público entrevistado. Viu só, onde entra o esporte nessa construção?
Por: ALL-IN Sports Marketing