Primeiramente, é importante salientar que todas as principais competições esportivas garantem exclusividade de segmento aos seus patrocinadores. O que é isso? Vamos citar um exemplo: Se a OGOCHI é parceira oficial da Copa do Brasil, uma concorrente, ou qualquer outra marca deste segmento, não pode patrocinar a mesma competição. Ficando claro isto, vamos avançar.
O marketing de emboscada é uma prática muito mais comum do que se imagina, tendo sua execução normalmente em tempos de grandes eventos e torneios como Copa do Mundo e Olimpíadas. Se trata de uma ação que uma empresa que não é patrocinadora oficial de determinado evento realiza com o intuito de ganhar visibilidade de mídia e tentar ofuscar uma concorrente, que patrocina oficialmente este evento. Obviamente, o patrocinador oficial do evento paga para ostentar este título, e a empresa concorrente ao realizar uma ação de emboscada, busca chamar a atenção desembolsando muito menos.
Apesar de desrespeitosa, esse tipo de ação não é proibida. Já deu para entender onde mora o problema, não é mesmo? Imagine você, diretor de marketing de uma grande empresa, patrocinando um grande evento, e seu concorrente faz alguma ação de emboscada para explorar essa competição. Você não ficaria nada feliz, não é mesmo? Por isso é importante planejar e executar com maestria o plano de marketing e extrair o máximo possível de seu patrocínio, no intuito de neutralizar ou tornar irrelevante qualquer ação de emboscada de um concorrente.
Por: ALL-IN Sports Marketing