Estamos no mês da Copa do Mundo, muitas empresas já se planejaram para o período da competição. Mas se você pensa que só os patrocinadores mundiais e regionais podem aproveitar o maior evento de futebol do planeta e que não dá mais tempo de fazer nada, leia esse artigo até o final que trouxemos informações preciosas para você fazer bonito nesse final de ano e evitar qualquer bola fora.
O impacto da Copa do Mundo é sentido muito além do futebol. Marcas pequenas, médias e grandes de todos os cantos do planeta entram no clima para fortalecer a conexão com o público, oferecer promoções e experiências especiais nesta época e, claro, movimentar as vendas.
O QUE NÃO PODE
Antes de mais nada, precisamos falar sobre os limites que não podem ser ultrapassados. A FIFA publicou em seu site, um documento com diversas regras e diretrizes que protegem o uso das propriedades intelectuais e marcas registradas em relação à Copa. Porém, a entidade também ressalta que há meios legítimos para celebrar o torneio sem usar as propriedades intelectuais ou ferir suas diretrizes. Como por exemplo, utilizar imagens genéricas de futebol ou relacionadas ao país, além de evitar uma terminologia que incorpore qualquer propriedade da entidade.
Mas e aí, o que a empresa não pode, de jeito nenhum? Separamos os elementos:
- hashtags oficiais da Copa nas redes sociais;
- o emblema oficial da Copa;
- a imagem do mascote oficial e o nome dele;
- o cartaz oficial;
- os cartazes e logos oficiais das cidades da Copa;
- o slogan oficial “Now is all” — Agora é tudo;
- a imagem do troféu oficial;
- a imagem da bola oficial;
- as marcas corporativas da FIFA;
- a fonte oficial “QATAR 2022”;
- além da estética visual e de seus componentes individuais.
Outra observação importante diz respeito à forma de mencionar a Copa nos textos. Qualquer descrição específica é proibida pela entidade.
Portanto, não use as seguintes maneiras de se referir à Copa:
- Copa do Mundo;
- Copa do Mundo 2022;
- Copa do Mundo FIFA;
- Copa do Mundo FIFA 2022;
- Copa do Mundo FIFA Catar 2022;
- Copa do Mundo FIFA Qatar 2022;
- Catar 2022 ou Qatar 2022;
- Copa Mundial;
- Mundial;
- FIFA.
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) também estabelece restrições e limites para o uso de seus elementos, entre as proibições estão:
- utilizar o escudo da CBF;
- camisa da seleção ou modelo semelhante;
- o termo “seleção brasileira”;
- o mascote da seleção;
- imagens dos jogadores ou dos jogos.
COMO APROVEITAR A COPA SEM PISAR NA BOLA
Apesar da lista de vetos ser extensa, ainda é possível aproveitar o torneio de futebol mais midiático do planeta. Conhecimento e criatividade são os nossos craques: os termos “Copa” e “Seleção” por exemplo, estão liberados para uso!
Agora vamos deixar você na cara do gol, com uma Seleção de dicas para incrementar suas ações focadas na Copa e se destacar ainda mais:
- Bote as cores da seleção para jogo: altere seu banner do site, seu ícone do app, utilize nas criações de peças de redes sociais, nos materiais promocionais. Mas atenção para não forçar demais e ferir a identidade da marca.
- Convoque os elementos visuais relacionados a futebol: bolas, apitos, traves, campo de futebol, cones, cornetas, confete. Incorpore esses elementos nas criações.
- Tabele com as demais seleções participantes: Há mais 31 seleções que podem ser exploradas com criatividade. Colocar bandeirinhas de todos os países participantes para decorar uma loja, utilizar os principais países para a criação de conteúdo informativo, ou até mesmo relacionar estes países aos seus produtos. O Mc Donald’s por exemplo, utiliza esse recurso muito bem na campanha dos sanduíches das “Seleções do Méqui”.
- Seu camisa 10: use o “futebolês”: Use e abuse dos termos futebolísticos em suas criações e textos publicitários. Hexa, driblar, torcer, goleada, gol de placa… São inúmeras opções.
- Coloque o conteúdo interativo em campo: Quizzes com curiosidades, páginas com produtos selecionados para torcedores e até mesmo jogos interativos como palpites para uma determinada partida são exemplos de materiais que trazem interação e engajamento.
Seja qual for a sua opção na hora de planejar uma campanha, pense em como ela será útil para seu público e como contribuirá com seus objetivos de Marketing.
A expectativa do torcedor brasileiro pelo Hexa é grande e o mercado brasileiro já espera por um grande aumento na procura por produtos e serviços relacionados à Copa do Mundo. A sua empresa ainda pode participar dessa festa. Defina suas metas, planeje suas ações e boa Copa!
Acesse o documento com diretrizes de Propriedade Intelectual publicado pela FIFA clicando aqui.
Por: ALL-IN Sports Marketing