Você sabe como funciona a publicidade de bebidas alcoólicas no esporte brasileiro?
Ao contrário do que se imagina, a lei que proíbe a exposição de marcas de bebidas alcoólicas no uniforme das equipes, não proíbe de fato, a veiculação de marcas de cerveja. Como assim? Vamos explicar melhor:
A Lei 9.294/1996 diz o seguinte:
“Art. 1º O uso e a propaganda de produtos fumígeros, derivados ou não do tabaco, de bebidas alcoólicas, de medicamentos e terapias e de defensivos agrícolas estão sujeitos às restrições e condições estabelecidas por esta Lei.
Parágrafo único. Consideram-se bebidas alcoólicas, para efeitos desta Lei, as bebidas potáveis com teor alcoólico superior a treze graus Gay Lussac”.
As cervejas contêm teor alcoólico inferior a 13 graus. Dessa forma, para fins das restrições à propaganda, a cerveja não é considerada bebida alcoólica. Portanto, o patrocínio a clubes, entidades esportivas, atletas etc., é legal.
Porém, existe uma recomendação do CONAR (Conselho de Autorregulamentação Publicitária), para que não seja feita essa exposição nos uniformes de jogo. A recomendação em seu Anexo P, diz o seguinte:
“Princípio do consumo com responsabilidade social: a publicidade não deverá induzir, de qualquer forma, ao consumo exagerado ou irresponsável. Assim, diante deste princípio, nos anúncios de bebidas alcoólicas: l. não se utilizará uniforme de esporte olímpico como suporte à divulgação da marca”. É importante destacar que a recomendação trata apenas sobre esportes olímpicos (futebol, vôlei, basquete etc.) ou seja, não há limitações para futsal ou beach soccer, por exemplo, que são modalidades que não estão presentes nas Olimpíadas.
Para não esbarrarem em qualquer situação problemática com o CONAR, os clubes de futebol costumam adotar uma postura mais cautelosa quando se trata sobre esse assunto. O Corinthians, com o patrocínio da Estrella Galicia por exemplo, fechou um acordo para estampar a marca da empresa apenas nos uniformes de treino e viagem. A Portuguesa, também fechou recentemente um acordo de patrocínio com a cervejaria espanhola para estampar as costas do uniforme de jogo da equipe, porém veiculando o produto cerveja 0% álcool.
Vale a pena ressaltar que por conta da recomendação tratar apenas sobre os uniformes, vemos empresas de bebida alcoólica fechando acordos publicitários normalmente para os naming rights de competições, arenas e também para a publicidade ao redor do gramado através dos painéis estáticos e painéis de LED.
Outro ponto importante a ser destacado é de que essa é uma situação pontual do Brasil. Na Inglaterra por exemplo, a Carlsberg estampou por anos o uniforme do Liverpool. Na Argentina, a Quilmes também esteve presente nos uniformes de River Plate e Boca Juniors.
Por: ALL-IN Sports Marketing