A venda de produtos relacionados a atividade esportiva vem se tornando cada vez mais essencial para a lucratividade dos clubes, no entanto, no mercado esportivo dos tempos modernos essa é uma etapa das atividades que se torna cada dia mais difícil. Apesar de, a cada dia o público esportivo ser cada vez maior, sua lealdade e envolvimento estão sempre sendo colocados em cheque.
Por isso é interessante para os clubes, analisarem a “Escada de Envolvimento do Torcedor”, instrumento desenvolvido por Kotler, Rein, Hamlin e Stoller, para conhecerem detalhadamente seus torcedores e poderem assim, traçar estratégias de como atingir e se conectar com eles.
Vale lembrar que a Escada não é absolutamente um modelo à prova de falha, mas é muito útil pois constitui um relance sobre o mundo dos fãs dos esportes e permite uma melhor avaliação da melhor maneira de anotar e recompensar os interesses desse público.A Escada de Envolvimento do Torcedor é uma adaptação desenvolvida por Kotler, Rein, Hamlin e Stoller.É um instrumento capaz de mensurar a intensidade do fã, e também auxilia os executivos a determinarem modos e maneiras pelos quais aumentam o envolvimento dos fãs.A Escada representa uma ampla escala do envolvimento dos fãs.OS INDIFERENTES
São pessoas que em algum momento já tiveram contato com algum tipo de esporte, no entanto, vivenciá-lo, consumi-lo ou praticá-lo é algo que consideram muito longe de ser satisfatório.
OS CURIOSOS
São os torcedores mais bem informados, que gastam relativamente pouco com atividades diretamente ligadas aos eventos. É, comprovadamente, o maior grupo de consumidores do esporte.
OS GASTADORES
Estão dispostos a gastar, e gastar muito, só pelo simples prazer do esporte. Vão com alta frequência em jogos, compram as versões anuais de jogos de videogame, assinam o pay-per-view para acompanhar mais partidas, etc.
OS COLECIONADORES
São aqueles fãs que sempre estão dispostos a pagar bem por produtos que de alguma forma simbolizam, para eles, o esporte preferido. São responsáveis diretos pela imensa massa de comércio de recordações e lembranças.
OS AGREGADOS
Os Agregados querem sempre estar junto das equipes e seus heróis. Não se contentam apenas em assistir às partidas ou comprar a bola autografada… Eles buscam interagir com os astros, trocar saudações ou qualquer outra experiência de interação.
OS CONHECEDORES
São os fãs de esporte que possuem amplo acesso e intensa participação nos meandros do mundo dos esportes. Costumam comprar lugares especiais, fazer investimentos nas equipes ou doações para programas esportivos das universidades.
OS FANÁTICOS
Os mais participantes de todos os fãs. Os Fanáticos tendem a se identificar totalmente com o esporte. Costumam mesclar sua própria identidade com a da equipe ou atleta preferidos. Participam de torcidas organizadas, se pintam, se fantasiam… Sabem do valor do seu apoio. São fãs incondicionais e, por isso, vistos muitas vezes como um ativo e, infelizmente, vistos também como fonte de problemas.
Por: ALL-IN Sports Marketing