No senso comum, é muito comentado que patrocinar um clube pode gerar rejeição dos torcedores rivais, que também são potenciais consumidores e clientes da empresa. Aqui, buscaremos desmistificar isso.
Apenas 10% dos torcedores (em um universo de pesquisa com cerca de 80 milhões de brasileiros entrevistados pelo IBOPE Repucom) afirmaram que é “muito provável” que não consumam um produto/serviço que patrocine um clube rival.
Esse percentual já é baixo, agora é importante destacar também o perfil desse grupo de 10%. Trata-se de pessoas com alto grau de escolaridade e maior poder aquisitivo. Já a população com menor nível de escolaridade e renda apresentou os menores índices de rejeição aos patrocinadores de times rivais.
Mas por que isso? Isso ocorre pois, para que a rejeição por uma marca em específico ocorra de fato, a pessoa deve possuir um poder de escolha. No grupo com um maior poder aquisitivo, as pessoas têm a possibilidade mais ampla de escolha entre as diferentes opções de produtos e preços, não se importando tanto em pagar mais caro para escolher um produto ou serviço de uma empresa que não patrocine seu rival.
Por outro lado, no grupo de pessoas com um poder aquisitivo menor, o preço do produto ou serviço é determinante no processo de decisão de compra, e ele acaba se sobrepondo à paixão na tomada de decisão desse cliente.
Outro dado interessante retirado do estudo, mostra que, sim, vale a pena investir no patrocínio esportivo. A pesquisa apontou que 60% dos entrevistados disseram estar mais inclinados a adquirirem itens de quem investe no esporte.Seja patrocinador do rival ou não, se está no esporte carrega consigo a credibilidade que outras marcas podem não ter.
Por: ALL-IN Sports Marketing